Xô voto em lista, prezados eleitores não aceitem de modo pacífico e calmamente a cassação do seu direito de escolha.Sim, é justamente isto que vai acontecer com o voto em lista fechada. É como votar em uma silhueta humana, temos o direito de votar na forma e no modo como as ideias são defendidas.
Os chefes dos partidos políticos irão escolher quais vão ser os candidatos da sua agremiação(já é assim), porém, e sempre tem uma conjunção alternativa, a ordem na lista será definida nos partidos.
Pense na seguinte situação, o candidato A é mediano de votos no sistema atual e porém, lembra dele, é muito articulado internamente na sua base partidária e assim coloca seu nome como primeiro da lista. Desse modo ao votar em tal partido querendo eleger o candidato A, você eleitor pode estar elegendo somente o primeiro da lista, no caso da tal agremiação partidária eleger um vereador, deputado.
Não podemos perder o direito de dar nosso voto para a pessoa que queremos, será que o mundo atual suporta tantas firmeza ideológicas? Será que ao voltar em tal partido de direita ou de esquerda, não temos o dever e o direito de escolher dentre os candidatos oferecidos aquele que achamos o melhor?
Não fique impressionado achando que a mudança para o voto em lista acaba com os fenômenos Paulinho Vesgo, Tiririca e outros, eles poderão fazer parte da lista e assim servirem de atrativos para tal partido receber votos.
A eleição é uma disputa dupla, pessoal e partidária. Um pouco de disputa pessoal faz muito bem a sociedade. Até por que nem todos de um partido posicionam-se do mesmo modo diante dos mesmos temas, uns são mais flexíveis, outros mais radicais e nós eleitores é que devemos escolher quais serão mais votados e eleitos.
Também devemos considerar que cada candidato possui uma trajetória, defende mais determinadas bandeiras e/ou é mais afeito a uma determinada categoria da sociedade.
tem selinho pra ti no meu blog. bj
ResponderExcluir