sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Escola Pública, Reprovação, Evasão etc




Sou professor de escola pública, 21anos de exercício do magistério, rede municipal e estadual, ensino fundamental e médio.

 Nunca gostei de comparações do desempenho das escolas, sejam privadas ou públicas, com produções de indústrias, agropecuária, hospitais etc. Porém é muito insatisfatório e indignante perceber um grupo de profissionais da educação, notadamente os professores, transferirem a responsabilidade do insucesso dos alunos para os níveis educacionais anteriores, para os pais, para o governo e para os próprios alunos e não assumir nenhuma parcela do resultado final do seu trabalho.

Deste modo se em um rodeio de vacas de cria se consegue 60, 70% de prenhez isto é resultado da atuação dos touros, do manejo do pecuarista e de seus empregados, da condição climática etc. É o somatório dos fatores que dá o resultado final, todos os atores envolvidos, e eles sempre são vários,  contribuem para o desempenho obtido.

Na educação parece existir uma mágica que exclui o professor do fracasso dos seus alunos. O insucesso destes sempre é causado por sua "falta de base" (ensino médio culpa o fundamental, que pode responsabilizar a educação infantil, que culpa os pais etc) , pela sua condição social, por seus problemas pessoais e familiares, por ter ocorrido uma "massificação da educação" etc.

Bueno, certa vez uma professora estava palestrando, ela atuava na universidade, e relatou uma situação interessante:seu começo no magistério foi como alfabetizadora, depois atuou em turmas do curso magistério. Percebeu ela então que queixar-se de "falta de base" era atribuir-lhe a responsabilidade que costumamos repassar aos outros, visto que muitos alunos atuais haviam sido seus alunos no passado.

É sempre mais doloroso olhar para si e reconhecer limitações, imperfeições, incapacidades, possibilidades de mudança. Admitir que podemos melhorar é simplesmente reconhecer que somos humanos, que sempre temos um algo mais para oferecer.

Parece que a escola pública não reconhece ou não se preparou para trabalhar com os alunos das classes menos favorecidas. Alunos são seres humanos, eles apresentam suas idiossincrasias. Têm histórias de vida diferentes, cheiros, cores, tribos etc. Tudo próprio da juventude, de cada classe social. Esta "massificação" foi possível pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pelo FUNDEF e pelo FUNDEB e é muito bem vinda. É oportuno abordar a questão dos analfabetos funcionais, dependendo do teste nós podemos cair neste grupo, manuais de celulares e outras coisas do tipo não são nada práticos. É um ranço escorraçar os alunos menos favorecidos economicamente, os pobres da escola. Com estas atitudes vamos firmar o fosso social brasileiro.

Do mesmo modo que não assume parcela no fracasso dos seus discentes, os docentes adoram citar os seus casos de sucesso, os alunos que formam-se em medicina, direito, fisioterapia etc. Vejam como este ato confirma uma visão unidirecional, tudo de bom é nossa responsabilidade.No mais os alunos que se desvirtuarem na vida não são de nossa alçada. Isto retira do professor um dos maiores motivos para que lutemos por melhores salários e condições de trabalho, nós podemos tentar melhorar as condições de vida dos brasileiros por meio da instrução.Mas talvez não seja mais necessário informar detalhadamente como ocorre a mitose ou saber montar um cubo com medidas exatas, a sociedade mudou, os alunos mudaram e nós professores temos que mudar.

Dar aulas é uma relação interpessoal, das mais complicadas. Existe um processo chamado de ensino-aprendizagem e podem ocorrer problemas em ambos os lados do sistema, ou seja, na "ensinagem" ou na aprendizagem.


Professores e alunos podem e devem ter uma boa relação, eles não são adversários, alunos são elementos do processo educacional em igual importância, não são inimigos.




SEMENTES DO AMANHÃ(GONZAGUINHA)

 Ontem o menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais 
Vamos lá fazer o que será

e o piso?





Saiu o valor do Piso Salarial Nacional Profissional (PSPN) conforme o entendimento do MEC, a exorbitância de R$ 1.187,00 reais para 40 horas de trabalho.

Bueno, isto significa 15,85% de aumento e tem por base o quanto foi aumentado o valor por aluno do FUNDEB de 2009 para 2010.

Por que não usar o índice aplicado para corrigir de 2010 para 2011 o valor por aluno do FUNDEB, que corresponderia a 21%?

A Lei 11.738/08 fica deste modo descumprida, tomando como ponto de apoio um parecer da Advocacia Geral da União, que não considerou o reajuste que deveria ter ocorrido já em 2009 e foi sonegado aos professores.

Não basta o MEC engolir um ano, para reajustar com atraso o PSPN,  também os professores acompanham o descaso do STF que não consegue concluir o julgamento  da ADI  4167.

Estes são apenas alguns dos problemas enfrentados pelo magistério, a tão sonhada respeitabilidade só será obtida novamente quando formos tratados como prioridade, e esta tem sua maior manifestação através da remuneração que recebemos.

Sabemos que não é tudo uma questão de bons proventos, mas este dilema esta na raiz da problemática educacional e é com certeza um dos motivos de formarmos menos professores a cada ano, dos cursos de licenciatura possuirem destaque na educação à distância, de observarmos aumento no número de professores sem a devida formação.

Os países com grande sucesso, mais desenvolvidos,  recrutam seus professores através de bons salários para seus professores. Chegando em  alguns destes ser o magistério a categoria melhor remunerada. Não é o nosso caso, onde ainda é cada vez mais o educador uma profissão inicial.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

SELOS

Ganhei estes 2 selinhos da MINHA amada NÍVEA:


Adorei!!! Obrigado!!!

Junto um questionário e algumas regrinhas:

 Funciona assim: Quem recebe O Desafio responde as perguntas já existem e, adiciona uma ao final... Depois, as perguntas são repassadas a outros blogs !!!
(segue a lista no final)

1. O que te levou a criar um blog?
As vezes sinto uma vontade enorme de externar minhas opiniões, escrever sobre vários assuntos.
2. O que te tira do sério?
Injustiça, falta de solidariedade.
3. Você tem alguma mania ou vício?
Vícios não, manias muitas, melhor não listar.
4. Qual a sua melhor lembrança?
Infância algumas partes, adolescência, gosto mais do presente.
5. Qual o seu maior sonho?
Ver meus filhos tornarem-se do bem, crescerem e se realizarem.
6. Se fosse um dinossauro, como se chamaria?
Talvez um sincerossauro.
7. Qual personagem da sua infância gostaria de ser?
Luke, Guerra nas Estrelas
8. Cite uma peça que jamais pode faltar em seu guarda-roupa e outra que jamais usaria.
Bombacha, baby-look.
9. Um lugar que ama.
Minhas casas, cidade e campo.
10. Um ídolo.
Não sou dado a deidades, ídolos etc, mas sou fã de muita gente.
11. Que filme você amou e recomenda?
Temple Grandin
12. Qual o último livro que você leu?
"Armas, Germes e Aço"

13. Qual palavra te define?
"um ogro"
14. Quantas horas diárias você se dedica ao blog?
Depende das outras atividades do meu dia, no máximo uma hora.

15. Quais são seus planos para 2011?
Ser mais responsável no consumo do supermercado e dar mais atenção aos negócios, aos meus amados e manter-me sereno e equilibrado
6. O que te traz alegria?
 meus filhos, crianças, zona rural, minha amada...
17. Uma frase que direcione a sua vida
"Felicidade é quando o que você pensa, diz e faz estão em harmonia" Ghandi.
18. Se pudesse estar em algum lugar hoje, estaria...?
Exatamente onde estou agora: no meu lar!
19. Uma cor?
Azul
20. O que vale mais em uma pessoa?
Honestidade.
21. Se ficasse bilionário(a) hoje,o que faria pra melhorar o mundo?
Investiria nas crianças e adolescentes.
22- Qual o seu perfume?
SR N, Malbec
23- Algo da infância que te cause saudade?
Minha mãe!

24. Por qual motivo mais recente chorastes?

Saudades do meu irmão e mãe.
Acrescento:
25. Para ser teu amigo é preciso?


Ele tem suas regras, então vamos a elas:

1- Fazer cinco confissões;
Não consigo ser rigoroso em minha dieta.
Sou gremista fanático.
Desejo no futuro passar mais tempo na zona rural.
Gosto sempre de estar com meus amados ao redor.
Não alimento ódios ou rancores

2- Cinco bons livros (título e autor);
Videiras de Cristal - Luiz Antonio Assis Brasil
Armas, Germes e Aço - Jared Diamond
Getúlio - Juremir Machado
Feliz Ano Velho - Marcelo Rubens Paiva
A Origem das Espécies - Charles Darwin .
Pena que são só cinco.

3- Cinco músicas;
AH, só 5??? Amo música!!!
Não consigo citar só cinco músicas, depende da ocasião, do ânimo e da finalidade. Gosto muito de música para ter cinco preferidas.Vou tentar.
De Pulperias - Noel Guarany
Rock and Roll - Led Zeppelin
Marcha Turca - Mozart
My Way - Camisa de Vênus
Apesar de Você - Chico Buarque



O VOTO É NOSSO,NÃO DOS LÍDERES!






Xô voto em lista, prezados eleitores não aceitem de modo pacífico e calmamente a cassação do seu direito de escolha.Sim, é justamente isto que vai acontecer com o voto em lista fechada. É como votar em uma silhueta humana, temos o direito de votar na forma e no modo como as ideias são defendidas.

Os chefes dos partidos políticos irão escolher quais vão ser os candidatos da sua agremiação(já é assim), porém, e sempre tem uma conjunção alternativa, a ordem na lista será definida nos partidos.

Pense na seguinte situação, o candidato A é mediano de votos no sistema atual e porém, lembra dele, é muito articulado internamente na sua base partidária e assim coloca seu nome como primeiro da lista. Desse modo ao votar em tal partido querendo eleger o candidato A, você eleitor pode estar elegendo somente o primeiro da lista, no caso da tal agremiação partidária eleger um vereador, deputado.

Não podemos perder o direito de dar nosso voto para a pessoa que queremos, será que o mundo atual suporta tantas firmeza  ideológicas? Será que ao voltar em tal partido de direita ou de esquerda, não temos o dever e o direito de escolher dentre os candidatos oferecidos aquele que achamos o melhor?  

Não fique impressionado achando que a mudança para o voto em lista acaba com os fenômenos Paulinho Vesgo, Tiririca e outros, eles poderão fazer parte da lista e assim servirem de atrativos para tal partido receber votos.

A eleição é uma disputa dupla, pessoal e partidária. Um pouco de disputa pessoal faz muito bem a sociedade. Até por que nem todos de um partido posicionam-se do mesmo modo diante dos mesmos temas, uns são mais flexíveis, outros mais radicais e nós eleitores é que devemos escolher quais serão mais votados e eleitos.

Também devemos considerar que cada candidato possui uma trajetória, defende mais determinadas bandeiras e/ou é mais afeito a uma determinada categoria da sociedade.


domingo, 20 de fevereiro de 2011

PISOS!!!!!!!!!!!!!





É INTERESSANTE O DEBATE SOBRE O PISO DO NACIONAL DO MAGISTÉRIO.

PRIMEIRO NÃO CONSEGUIU ATÉ HOJE SER PISO, AQUELA PARTE BÁSICA DE ONDE INICIA UMA OBRA, NO CASO SERIA PARTE DA RECUPERAÇÃO DA DIGNIDADE DOS PROFESSORES.

POIS O TÃO FALADO PISO DO MAGISTÉRIO CONFORME OS DADOS JÁ DIVULGADOS SERÁ DE R$ 1.597,87 REAIS PARA 40 HORAS DE TRABALHO.

COM TODAS AS VANTAGENS QUE OS PROFESSORES POSSUEM EM SEUS PLANOS DE CARREIRA ACUMULARIA OUTROS R$ 1.600,00 REAIS(PÓS-GRADUADO, MAIS DE VINTE ANOS DE SERVIÇO), TOTALIZANDO A FORTUNA MENSAL DE  R$ 3.100,00 REAIS.

SERÁ DEMASIADO ELEVADO PARA PROFISSIONAIS QUE CUIDAM DO FUTURO DAS CRIANÇAS , DOS JOVENS E RETIRAM DA ESCURIDÃO ADULTOS ANALFABETOS?

A PROPÓSITO,  EXISTE UM OUTRO DEBATE NA SOCIEDADE BRASILEIRA SOBRE PROVENTOS DA CATEGORIA DOS POLICIAIS.

A SEGURANÇA COM CERTEZA DEVE SER PRIORIZADA, O DETALHE É QUE ALGUNS ACREDITAM QUE O PISO DOS POLICIAIS NÃO DEVE SER INFERIOR AOS MEMBROS DESTA CATEGORIA QUE ATUAM EM BRASÍLIA.

SABE O VALOR DO PISO DOS POLICIAS EM BRASÍLIA?  R$ 4.000,00 REAIS.

BUENO AI ALGUNS OPINARAM SER INVIÁVEL AOS ENTES DA UNIÃO PRATICAREM TAL VALOR E SUGERIRAM ALGO MAIS ACEITÁVEL: R$ 3.500,00 REAIS.

"RESTA VER O DESFECHO DA FESTA...."

OBS:. FIQUEI CURIOSO PARA SABER O SALÁRIO DOS PROFESSORES DE BRASÍLIA.

Em certos momentos ela é ótima e necessária!!!!!!!!!













PACIÊNCIA

Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados...

Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.

Por muito pouco a 'madame' que parece uma 'lady' solta palavrões e berros que lembram as antigas 'trabalhadoras do cais'...

E o bem comportado executivo? O 'cavalheiro' se transforma numa 'besta selvagem' no trânsito que ele mesmo ajuda a tumultuar...

Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma 'mala sem alça'. Aquela velha amiga uma 'alça sem mala', o emprego uma tortura, a escola uma chatice.

O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela.

Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela Internet estava demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça, inconformado...

Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem sequer ler o título, dizendo que era longo demais.
Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus.

A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta.

Pergunte para alguém, que você saiba que é 'ansioso demais' onde ele quer chegar?
Qual é a finalidade de sua vida?
Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta.

E você?
Onde você quer chegar?
Está correndo tanto para quê?
Por quem?
Seu coração vai agüentar?
Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar?
A empresa que você trabalha vai acabar?
As pessoas que você AMA vão parar?
Será que você conseguiu ler até aqui?

Respire.... Acalme-se... O mundo está apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia vai completar o seu giro ao redor do Sol, com ou sem a sua paciência...

NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL...
SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA.
ARNALDO JABOR